Receba a revista por e-mailSiga-nos no TwitterAssine o RSS
publicidade
blog
Que é a pintura?

O trabalho do pintor é dar a ver o visível que não vemos

(em Cidadania Cultural - O Direito À Cultura, de Marilena Chauí.) 'Que é a pintura? A expressão do enigma da visão e do visível: enigma de um corpo vidente e visível, que realiza uma reflexão corporal porque se vê vendo; enigma das coisas visíveis, que estão simultaneamente lá fora, no mundo, e aqui dentro, em nossos olhos; enigma da profundidade, que não é uma terceira dimensão ao lado da altura e da largura, mas aquilo que não vemos e, no entanto, nos permite ver; enigma da cor, pois uma cor é apenas diferença entre cores; enigma da linha, pois ao oferecer os limites de uma coisa não a fecha sobre si, mas a coloca em relação com todas as outras. O pintor interroga esses enigmas e seu trabalho é dar a ver o visível que não vemos quando olhamos o mundo.'
Girassóis, de Vincent Van Gogh. Outras, aqui.

 

Mais sobre artes visuais:

++A Arte Realista: A busca incansável pela representação da figura humana em sua realidade — interpretada e reinterpretada por cada artista.
++Retrato da Ausência: A lente nos observa como se estivéssemos a ser retratados. A fotografia e o pintor espanhol Velázquez.


Comentários
Expediente | Envie seu Texto | Coloque um banner em seu blog