Receba a revista por e-mailSiga-nos no TwitterAssine o RSS
publicidade
Serviços
FAQ Colaborações

5 tópicos sobre colaborar com a revista

Capitu publica três tipos de texto: textos literários enviados por escritores; indicações de produtos culturais pelos leitores; e o material feito pelos colaboradores. A colaboração com a revista está aberta a todos os interessados, mas segue um processo mais rigído para que se publique o texto: são projetadas, discutidas, reescritas se necessário, editadas. O objetivo sempre é aperfeiçoar ao máximo o resultado que o leitor vê. A revista é feita de forma voluntária, portanto, não remuneramos essas colaborações. Vamos especificar abaixo tudo o que é pedido ao colaborador e tudo o que se espera dele:

1. Quando alguém se demonstra interessado em colaborar com a revista, esperamos que ele se disponha a escrever, no mínimo, um texto por mês. Não se prontifique a escrever se você não puder manter qualquer frequência de publicação. A data de entrega do texto é decidida pelo colaborador, é ele que escolhe a própria deadline. É ele que sabe dos demais afazeres que tem e como conciliá-los com a colaboração (que tem seus lucros, como se lê aqui). As sugestões de pauta também são de sua responsabilidade, mesmo que eventualmente o editor possa sugerir temas. Principalmente, ninguém é criança: cumpra o prazo que escolheu sem que ninguém tenha que lembrá-lo. Isso seria tempo e trabalho perdido.

2. Temos de saber quem você é, tanto para adequar as sugestões de pauta ao seu gosto quanto para pensar em que a revista pode ajudá-lo a realizar seus interesses. Logo no primeiro contato conosco, responda a essas três perguntas:

Como você vê a publicação na internet? Seu potencial, sua limitação?

Qual é o seu envolvimento com cultura
(ou com a área que você prefere, por exemplo, literatura, teatro, cinema, etc)?

Como descreve a linha editorial de
Capitu? Que características tem o que publicamos?


3. A publicação de textos segue esse processo: sugestão de pauta, discussão de pauta, entrega do texto na data prevista, edição, pedido ou não de mudanças, publicação.

4. Nos primeiros dois meses de colaboração, estaremos construindo a confiança com o colaborador. Independente da frequência escolhida (um, dois ou mais textos por mês), o novo colaborador deverá produzir, em cada mês, um texto além do que escolheu, que ficará ‘de gaveta’. Eles serão usados de acordo com a necessidade.

5. Depois desses dois meses iniciais, será dado ao colaborador um login e senha para acesso direto ao site. A partir desse momento, a revista passa a considerá-lo para envio de livros que nos são enviados como cortesia pelas editoras e adiciona seu currículo, biografia e links para portifólio/site em uma página interna. De acordo como surgirem e com a conveniência, serão repassados trabalhos freelancer. Um dos ideias da revista é servir a seus colaboradores de modo que seus projetos sejam ajudados de alguma forma por ela. Esses gestos são tentativas disso. Com conversa, descobriremos um meio de servir a você também.


Comentários
Expediente | Envie seu Texto | Coloque um banner em seu blog