Receba a revista por e-mailSiga-nos no TwitterAssine o RSS
publicidade
Artes
Quadrinhos de Rogério 'Romahs' Mascarenhas

Ficções amorais de Nelson Rodrigues, passeio pelas reminiscências do autor e paixão reprimida

Rogério 'Romahs' Mascarenhas 'quase nunca participou de salões ou premiações', mas ganhou, segundo ele, em 1999 o 1º lugar na categoria Quadrinhos no 1° Salão de Arte Gráfica do Amazonas. Em 2001, novamente, na mesma categoria. Em 2008, por conta da HQ Ultralins, foi um dos cinco indicados pela revista Mundo dos Superheróis, para a sua eleição de Melhor Roteirista Nacional. Laura, a história que publicamos em Capitu, tem uma série de qualidades que podem explicar esses prêmios.

Os personagens centrais de Laura, ela própria e o narrador, são criações complexas, tem o tipo de ação dúbia e/ou atitude desconcertante (para nós) que há nas histórias de Nelson Rodrigues, influência declarada dessa HQ. De acordo com Romahs, 'o texto flerta com as ficções amorais de Nelson Rodrigues. A paixão reprimida do irmão de Laura por ela é o fio condutor de um passeio pela minha adolescência nos anos 80 e minhas lembranças, musicais, culturais e políticas da época. Embora seja ficção me vejo retratado e diluído por vários personagens, inclusive pelo menino Mauricio e seu tio libertário'.

Ainda segundo ele, 'Laura é uma tentativa de comunicar através das muitas influências que tenho como roteirista e desenhista. O traço parece manga [quadrinhos japoneses], é influenciado pelo traço dos japoneses mas tem muito mais de quadrinho europeu, tipo fumetti [quadrinhos italianos]'. Romahs cita Ryoichi Ikegami, Masamune Shirow, Uderzo, Jaime Martin, Marini. 'Também adoro comics [quadrinhos americanos] minha influencia mais importante nessa área foram Jack Kirby, Will Eisner e Brian Bolland, e hoje em dia Ed McGuinness, Carlos Meglia e Addan Warren'.

'Leio quadrinhos desde a minha infância e nessa época já eram personagens de quadrinhos q eu desenhava (normalmente super-heróis). Acho essa forma de arte tão importante e mágica quanto as outras (como cinema, arte plástica, literatura), inclusive me fascina mesmo essa inter-relação dos quadrinhos com essas outras formas de criação artística'.


Comentários
Expediente | Envie seu Texto | Coloque um banner em seu blog